link-phone (31) 2566-6517 link-whatsapp (31) 9395-0046 Atendimento

Marketing Online e Offline: Quais suas diferenças e como podem se complementar

Escrito Por: text_none_author Publicado em: Marketing - Divulgação Data de Criação: 16/05/2022 Acessos: 1690 Comentários: 0

Marketing Online ou Offline? Conheça e saiba como diferenciar as duas estratégias antes de aplicar ao seu negócio. Saiba também como elas podem se complementar. Continue lendo!

Marketing Offline

As formas mais conhecidas de divulgação são pelos meios tradicionais como: TV, rádio, jornal, revista, cartão de visita, folheto, outdoor, banner e qualquer outro meio impresso e físico. Estes são os meios usados para fazer o conhecido atualmente como, Marketing Offline.
O Marketing Offline é uma estratégia feita com mídias offline, ou seja, mídias que não envolvem a internet.

 

Marketing Online

Com o surgimento e popularização da internet, foi visto que, desta forma, os meios de divulgação poderiam ser facilitados, além de poderem ser mais rápidos e com maior entrega. Assim surgiu o Marketing Online, ou também chamado Marketing, estratégia que usa mídias via internet para fazer divulgações. Desde então, as apostas para o Marketing Online foram crescendo cada vez mais, e hoje, toma conta da maior parte de opções de escolha para se fazer divulgação. 

Apesar da popularização do Marketing Online, o Marketing Offline ainda é feito frequentemente. Ação que é percebida no dia a dia, onde ainda vemos jornais e revistas à venda, assim como outdoors, pôsteres e banners espalhados pelas ruas.


Online e Offline, como podem se complementar?

A integração do Marketing Online e Offline pode ser muito eficaz para o seu negócio, visando o objetivo que você pretende alcançar. 

O poder de alcance que ações transmídia podem gerar é grande. Pois estará ampliando a divulgação entre vários meios diferentes, onde pessoas que consomem os dois tipos de mídia podem conhecer a sua marca.

Mas antes de tudo, é preciso que você tenha um planejamento que mensure todas as dores, possibilidades e o que pretende alcançar. Com base nisso, faça uma análise para saber se é viável ou não, investir em duas formas de divulgação, para assim, aprender como fazer isso de forma eficaz.

E como fazer isso? Vamos te dar alguns exemplos de como você pode fazer essa integração. Dá uma olhada nessas ideias:

  • Criação de Folders, Cartazes, Cardápios e outros impressos com QR Code. Onde através de uma mídia offline, poderão acessar de forma online, os serviços, produtos e/ou informações.
     
  • Criação de eventos virtuais para divulgar eventos presenciais. Além da divulgação, a promoção de eventos presenciais na internet também despertam a curiosidade e o interesse das pessoas, ampliam o número de seguidores e conseguem alcance maior para os eventos.
     
  • Comunicação e promoções em canais onlines (como redes sociais) que estimulam a ida dos clientes às lojas físicas, como ações de compra e retirada e descontos exclusivos para lojas físicas, por exemplo.



Em como podem resultar essas ações no meu negócio?

Cada uma das ações podem apresentar resultados diferentes para o seu negócio. Vamos citar alguns deles para você analisar e comparar. Confira:

Análise de resultados - A forma de analisar os resultados de ambos, são bem distintos. A mensuração do Marketing Online, por exemplo, é feita com mais precisão, pois os dados online são mais fáceis de serem coletados, a saber de forma exata quantas pessoas interagiram com  tal publicidade.
Já no Marketing Offline é mais difícil mensurar os resultados, pois como uma mídia física em uma loja por exemplo, não sabemos a quantidade exata de pessoas que vêem o que está sendo divulgado, apenas uma estimativa da quantidade de pessoas que podem ver.

Alcance das ações - Em termos de alcance, o Marketing Online e Offline também se diferem. O Marketing Online tem um grande potencial de alcance, pois com o uso da internet, é possível atingir pessoas de qualquer parte do mundo, ainda de forma fácil e rápida.
Com o Offline o alcance é limitado. Uma mídia física como outdoors, por exemplo, é um tipo de publicidade fixa que alcança apenas pessoas que passam pelo local, não conseguindo se estender para o mundo inteiro com facilidade e pouco gasto, como o online.

Custo das ações - O custo é um fator que implica muito na escolha da forma de divulgação. Normalmente, a veiculação de mídias offline são mais caras que as online. Mas mesmo sendo mais caro, ainda pode ser uma opção atraente para você investir, principalmente integrado á mídia online. Tudo depende do objetivo que você quer alcançar para o seu negócio. Fazendo uma análise completa para chegar em uma conclusão dos prós e contras de cada ação, qual é mais benéfico para a sua empresa. Para que você possa aproveitar melhor a divulgação sem precisar pagar muito por isso.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre Mídia Online e Offline, anote todas as nossas dicas e analise bem cada caso para que você consiga aplicar a melhor ação no seu negócio.

 

 

Se você gostou desse conteúdo, continue nos acompanhando.

Toda semana tem post novo por aqui. Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas em nossa loja entre em nosso grupo no WhatsApp.

Desejamos boas vendas para você!
 

 

Confira nossas ofertas especiais para produtos personalizados:
 

Deixe um comentário

Captcha