link-phone (31) 2566-6517 link-whatsapp (31) 9395-0046 Atendimento

Quais são os tipos de impressão? Offset, digital, sublimação, 4x0, 4x1, 4x4

Escrito Por: text_none_author Publicado em: ROOT Data de Criação: 21/02/2022 Acessos: 2209 Comentários: 0

Saiba quais os tipos de impressão que utilizamos e suas diferenças. Continue lendo para saber como tudo funciona!

Para o desenvolvimento de um projeto gráfico, é importante saber como funciona a sua produção. Neste caso, saber os tipos de impressão é importante para alcançar o resultado desejado. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada um dos mais usados no mercado gráfico: Offset, digital e sublimação

Offset

Este é o tipo de impressão mais conhecido no mercado gráfico. Sem precisar de um profissional para manusear a máquina, a impressora Offset funciona com matrizes de chapa de alumínio, onde o material é passado por para matriz e só depois é transferido para outro material usado. Além disso, também é usado dois cilindros pressionados um ao outro para funcionar.

As máquinas mais modernas permitem a liberdade de criação, possibilitando a variedade de formatos, cores e até aromas. A máquina possibilita também a impressão de todos os tipos e gramaturas de papéis, além de alguns tipos de plásticos flexíveis, como o poliestireno e PVC.

O nome Offset significa “fora do lugar”. É muito usado para cartões de visita, cartaz e folder, por exemplo. Esse tipo de impressão exerce uma função que é ótima para produzir em grande quantidade, pela rapidez com que trabalha e sua alta qualidade

Digital

Ao contrário da impressão Offset, a digital não precisa passar por vários processos até chegar no material a ser usado, ela é feita diretamente no material, precisando de um arquivo digital para começar o processo. Por não passar pelos processos de gravar em chapa, a impressão digital é ainda mais rápida, e garante a mesma qualidade, tornando o processo mais tecnológico.

A montagem, gravação e revelação das chapas, manutenção das máquinas de impressão, dentre outros custos, fez com que a impressão digital ganhasse cada vez mais importância e mercado.

Apesar de ser mais rápido, esse tipo de impressão não costuma ser utilizado para tantas quantidades como a Offset.  Por isso, a impressão Offset costuma ser melhor em custo-benefício para quem precisa de grandes tiragens e, às vezes, na qualidade final do produto.


HP Indigo - A combinação ideal de qualidade e custo

A HP Indigo é conhecida por inovar o processo digital oferecendo o que chamamos de “Offset-Digital”. O processo de impressão é diferente de outras máquinas digitais, com a Indigo utilizamos tinta pastosa, matriz, blanqueta e rolarias semelhantes ao processo offset, mas possibilitando pequenas tiragens a baixo custo.

Sublimação

A sublimação é um fenômeno físico-químico que consiste na passagem direta da tinta do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. É muito usado em tecidos e materiais como alumínio, cerâmica e vidro, por exemplo.

O processo de impressão sublimática é feito através de tinta especial para aplicação em papéis tratados. A impressão destes papéis é transferida para o produto através da prensa quente do papel sobre a superfície. A temperatura e tempo de transferência varia de acordo com o substrato. 

Além de ser um processo rápido e barato para baixas tiragens, podem ser impressos de forma sublimática produtos como: Camisas, canecas, garrafinhas, chaveiros, e muitos outros.

4x0, 4x1 e 4x4.

Estes termos utilizados da produção gráfica estão além das impressões. Cada uma está relacionada à quantidade e forma de distribuição de cores no produto.

4x0 - Produtos 4x0 possuem a impressão colorida na frente, enquanto o verso fica em branco, sem impressão.

Exemplo: Cartazes e ímãs de geladeira

4x1 - Produtos 4x1 possuem a impressão colorida na frente, com verso preto e branco ou tons de cinza.

Exemplo: Panfletos e Folhetos

4x4 - Produtos 4x4 possuem impressão colorida frente e verso. 

Exemplo: Cartão de visita com verniz localizado e folders.

 

Agora que você já entendeu todos os processos de impressão que utilizamos nos nossos produtos personalizados, que tal conferir algum deles?

 

Se você gostou desse conteúdo, continue nos acompanhando.

Toda semana tem post novo por aqui. Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas em nossa loja entre em nosso grupo no WhatsApp.

Desejamos boas vendas para você. 

Deixe um comentário

Captcha